Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem

As contribuições oriundas da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem têm fomentado muitos dos avanços da ciência psicológica, no sentido de permitirem uma compreensão mais abrangente dos processos inerentes à formação do ser humano. A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem é um eixo temático que privilegia diferentes demandas educacionais. Dentre elas, as teorias de desenvolvimento e aprendizagem que subsidiam estudos e pesquisas nas diferentes áreas da psicologia escolar/educacional, sejam elas, comportamentais, cognitivistas, fenomenológicas e interacionistas. Tais abordagens atingem diferentes faixas etárias e como tal possibilita a execução de pesquisas preventivas e de intervenção nos diversos contextos educacionais, tais como, creches, escolas regulares de ensino, escolas especializadas, asilos e demais instituições que privilegiam a inserção do processo ensino-aprendizagem como elemento fundamental e necessário à formação do educador, do educando além da detecção de eventuais dificuldades encontradas na dinâmica escolar, incluindo problemas de escolarização e distúrbios e/ou dificuldades de aprendizagem oriundas dentro do sistema de ensino atual. Temas como processos de alfabetização, dificuldades de aprendizagem, promoção da qualidade da educação infantil, capacitação de professores, entre outros, serão destacados no programa.

Pela estrutura que está sendo proposta, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Curso de Mestrado, área de concentração, Psicologia Aplicada- está edificado diretamente sobre quatro eixos temáticos em Psicologia acima descritos. Trata-se de uma estratégia programática que visa oferecer uma estrutura acadêmica flexível e dinâmica, atendendo de forma mais adequada às características de um corpo docente de dimensões relativamente reduzidas, em um campo de conhecimento que se notabiliza pela dispersão teórico-metodológica.