Psicologia da Saúde

Linha de pesquisa:
Psicologia da Saúde
Objetivo:

Ao final do curso o aluno será capaz de:

Descrever a evolução da psicologia na saúde, com ênfase no campo da saúde geral e física; analisar e discutir sobre os principais enfoques da psicologia no campo da saúde; discutir sobre áreas de intervenção e formas de atuação do psicólogo da saúde.

Ementa:

O papel da Psicologia na compreensão, avaliação e intervenção nos processos de promoção da saúde/doença.

Programa:

1- História e desenvolvimento da Psicologia da Saúde: a) antecedentes, conceito e objetivos; b) a Psicologia da Saúde na América Latina e no Brasil.

2- A Psicologia da Saúde como campo de conhecimento: a) principais abordagens; b) a formação do psicólogo para atuar na área da saúde; c) interfaces com outros campos da saúde.

3- A atuação em Psicologia da Saúde: a) temas de pesquisa; b) áreas de intervenção.

Bibliografia:

ANGERAMI-CAMON, V.A. (org) Psicologia da Saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

ARAÚJO, T. C. C. Notícias: Segunda Conferência Internacional – reconstruindo a Psicologia da Saúde. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Mai-Ago, Vol. 17 nº 2, p. 199-200, 2001.

BAPTISTA, M. N.; DIAS, R. R. Psicologia Hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

CAMPOS, F.C.B. (org.) Psicologia e Saúde: repensando práticas. São Paulo: Hucitec, 1992.

BARCHIFONTAINE, C. P. ; PESSINI, L. (orgs). Bioética –alguns desafios. São Paulo: Loyola e Ed. Do Centro Universitário S. Camilo, 2001.

DIMENSTEIN, M. D. B. O Psicólogo no contexto do Sistema Único de Saúde 9SUS): perfil profissional e perspectivas de atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Tese de Doutorado, UFRJ, Rio de Janeiro: 1998. (cap. 2: A Psicologia como profissão e sua ampliação para o campo da assistência pública à saúde)

FRANCO, E. M. Desvendando o campo da Psicologia da Saúde: revisão de artigos selecionados. Dissertação de Mestrado em Ciências Médicas. Campinas, SP: UNICAMP, 2000.

MIYZAKI, M.C.O.S.; DOMINGOS, N. A. M.; CABALLO, V.E.. Psicologia da Saúde: intervenções em hospitais públicos. In: RANGÉ, B. (org.) Psicoterapias cognitivo-comportamentias: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

NEME, C.M.B., RODRIGUES, O.M.P.R. (orgs) Psicologia da Saúde: perspectivas interdisciplinares. São Carlos: RiMa, 2003

OLIVEIRA, V.B.; YAMAMOTO, K. (orgs). Psicologia da Saúde: temas de reflexão e prática. São Bernardo do Campo: UMESP, 2003.

TURATO, E. R. (org). Psicologia da Saúde: estudos clínico-qualitativos. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003.

Artigos diversos sobre os quatro enfoques da Psicologia: Clínica, Comunitária, Pública e Crítica.