Abordagens Qualitativas em Pesquisa Psicanalítica

Psicologia da Intersubjetividade

Posicionar-se em relação às várias concepções de ciência

Reconsiderar as posições dicotômicas sujeito-objeto

Considerar a construção dos dados em relação à coleta de dados

Poderar sobre as necessidades advindas do objeto

Ciência e senso comum; metodologia e hermenêutica; discurso metodológico: teoria e método. O método enquanto caminho. O problema na complexidade de diferentes óticas e o objeto com suas necessidades. O método e os métodos. Sujeito e objeto- teoria e prática, as dicotomias e os vieses. O método como meio de formulação do conhecimento e como forma de uma práxis; transdisciplinariedade.

1- A pesquisa qualitativa

2- O Método interpretativo

3- A hermenêutica e a Psicanálise

4- O sujeito “objetificado” e o objeto sujeito

5- A ciência e a humanidade

HUTTEN, Ernest H. O método científico e a psicanálise. In Psicanálise: problemas metodológicos, Petrópolis, Vozes, 1975.

LOPARIC, Z. Um olhar epistemológico sobre o inconsciente freudiano. In KNOBLOCH, F (org), O inconsciente: várias leituras, S.P., Escuta, 1991.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências, Porto, Afrontamento, 1987.

____________Introdução a uma ciência pós-moderna, R.J., Graal, 1989.

SEABRA, Giovanni de F. Pesquisa científica: o método em questão, Brasília, Ed. Universidade de Brasília, 2002.