Modalidades de Apreensão do Fenômeno Psíquico

Psicologia da Intersubjetividade

Modalidades de Apreensão do Fenômeno Psíquico e Caminhos de Intervenção

Identificar fenômenos e formas de comunicação relativos à áreas primitivas da personalidade e discriminar aspectos técnicos e relacionais mais adequados para intervenções nestas áreas.

Conceitos psicanalíticos e fenômenos psíquicos: passagem da apreensão do sensorial para a apreensão do sensível, experiência emocional, função alfa, rêverie, relação continente-contido. Caminhos de intervenção clínica: atenção e intuição, timing, interpretação, linguagem de êxito. Ampliação do espaço de subjetividade do paciente e da sua capacidade de aprender a pensar a experiência emocional

1 – Um rápido “zoom” acerca dos modelos psicoterápicos freudiano, kleiniano, bioniano.

2 – Diferenciação entre personalidade psicótica e não-psicótica.

3 – A capacidade de formação de símbolos e o desenvolvimento emocional.

4 – Aprender a partir da experiência e o desenvolvimento das partes não-psicóticas da personalidade.

5 – Fatores de desenvolvimento da função analítica.

6 – O psicanalista sob a ótica dos modelos: científico, estético e místico.

BACCARIN, M. I. Aprendendo a pensar pensando o aprender; as origens afetivas do pensar. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências Médicas. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2000.

BION, W. R. Seminário realizado em Paris, 10 de julho de 1978. Co-Editor, bpas website.www.gradiva. com. br/ semi.htm.

BION, W. R. Uma teoria sobre o processo de pensar. In:___. Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1988. p.101-109.

GRINBERG, L.; SOR. D.;BIANCHEDI, E.T. - Introdução às idéias de Bion. Rio de Janeiro: Imago, 1973. (Coleção Psicologia Psicanalítica).

KLEIN, M. A importância da formação de símbolos no desenvolvimento do ego. In: ___. Contribuições à Psicanálise. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981. p. 295-313.

REZENDE, A.M. Bion e o futuro da psicanálise. Campinas: Papirus, 1993.

______. Bion, formador de analistas. Percurso, n.7, p.27-32, 1994.

______. Wilfred Bion: uma psicanálise do pensamento. Campinas: Papirus, 1995.

______. A identidade do psicanalista; função e fatores. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 2000.

SAPIENZA, A. O trabalho do sonho alfa do psicanalista na sessâo: intuição-atenção- interpretação. In: FRANÇA, M.O.F. et al. Transformações e invariâncias: Bion -SBPSP: seminários paulistas. São Paulo: Casa do psicólogo, 2001, p.17-25.

SYMINGTON,J.; SYMINGTON, N. O pensamento clínico de Wilfred Bion. Lisboa: CLIMEPSI Editores, 1997.

JOSEPH, Betty. Equilíbrio Psíquico e mudança psíquica: artigos selecionados de Betty Joseph/ organizado por Michael Feldman e Elizabeth Bott Spillus, coordenador ed. Brasileira Elias Mallet da Rocha Barros; tradução Belinda Haber Maldelbaum. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1992

FERRO, A. A Técnica na Psicanálise Infantil; a criança e o analista: da relação ao campo relacional. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1995