Comportamento Organizacional

Psicologia Social e do Trabalho

- Dado um texto científico, identificar os objetivos, argumentos ou procedimentos se pesquisa empírica, informações ou dados se pesquisa empírica e principais problemas encontrados no relato.

- Fazer uma revisão bibliográfica de uma variável da área referente aos últimos 20 anos de publicações.

- Redigir uma monografia contendo:
- uma descrição global do campo de pesquisa atual de comportamento organizacional "micro", com seus principais conceitos, tópicos e temas, e de suas transformações;
- uma síntese dos modelos teóricos e métodos e resultados de pesquisa relativos a um destes temas ou tópicos;
- uma análise crítica dos problemas essenciais daquele campo de pesquisa e um diagnóstico de deficiências encontradas na pesquisa do tema ou tópico anteriormente sintetizado;
- um problema de pesquisa a ser estudado, derivado deste diagnóstico, bem como do objetivo a ser alcançado e
- descrevendo uma metodologia de pesquisa a ser realizada, para alcançar o objetivo.

Definições de comportamento organizacional. Metodologia de pesquisa do comportamento organizacional; construção de teorias, experimentação em organizações, pesquisa de campo em organizações. Estudos e teorias relacionados à variáveis típicas de comportamento organizacional.

1- Introdução à pesquisa em comportamento organizacional
1.1- Formulação de hipóteses
1.2- Princípios e desenhos de investigação
1.3- Coleta de dados
1.4- Análise de dados
1.5- Pesquisa qualitativa e quantitativa
2- Pesquisa contemporânea em comportamento organizacional
2.1- O campo e as definições de comportamento organizacional
2.2- Os focos no indivíduo, no grupo e na organização
2.3- As tradições de pesquisa
2.4- Teorias de comportamento organizacional micro e macro
2.5- Variáveis típicas do campo micro do comportamento organizacional no final do século XX e início do XXI: motivação, aprendizagem, atitudes, humor, satisfação e stress no trabalho; medidas do CO; novos e antigos vínculos entre indivíduo, organização e trabalho; processamento de informações nas organizações e no trabalho; transições dos indivíduos no trabalho e nas organizações; trabalho e não trabalho; grupos e equipes de trabalho; liderança, mudança, negociação, estruturas e processos organizacionais; poder, clima e cultura nas organizações; absenteísmo e rotatividade; cidadania, criatividade e justiça no trabalho; organizações e seus contextos.
3- A controvérsia indivíduo X contexto e o foco nas interações
4- Cognição e afeto nas organizações
5- Pesquisa contemporânea nacional em CO: grupos nacionais ativos de pesquisa na área.

1- Borges-Andrade, J.E. & Zanelli, J.C. (2004). Psicologia e produção de conhecimento em organizações e trabalho. In: J. C. Zanelli, J.E. Borges-Andrade e A. V. G. Bastos (eds). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: ARTMED, p. 492-517, cap.16.

2- Drenth, P. J. D. (1984). Research in Work and Organizational Psychology: Principles and Methods. Em P. J. D. Drenth, H. Thierry, P. J. Willems e C. J. de Wolff (Eds.), "Handbook of Work and Organizational Psychology". Chichester: John Wiley and Sons. Pp. 13-50.

3- Lundberg, C. C. (1984). Hypothesys creationin Organizational behavior research. Em T. S. Bateman e G. R. Ferris (eds), Method and analisysis in Organizational Research, Reston, VA: Reston Publishing Company (Prentice Hall). Pp. 35-42.

4- Zanelli, J. C. (2002). Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos em Psicologia, 7, 79-88.

5- Borges, L. O. e Pinheiro, J. Q. (2002). Estratégias de coleta de dados com trabalhadores de baixa escolaridade. Estudos de Psicologia, 7, 53-63.

6- Siqueira, M. M. M. (2002). Medidas do comportamento organizacional. Estudos de Psicologia, 7, 11-18.

7- Abbad, G. & Torres, C. V. (2002). Regressão múltipla stepwise e hierárquica em Psicologia Organizacional: aplicações, problemas e soluções. Estudos de Psicologia, 7,19-29.

8- Rousseau, D. M. (1997). Organizational Behavior in the New Organizational Era. Annual Review of Psychology, 48, 515-546.

9- Brief, A. P. & Weiss, H. M. (2002). Organizational Behavior: affect in the workplace. Annual Review of Psychology, 53, 279-307.

10- Wilpert, B. (1995). Organizational Behavior. Annual Review of Psychology, 46, 59-90.

11- Paz, M. G. T.; Martins, M. C. F. & Neiva, E. (2004). O poder nas organizações de trabalho. In J. E. Borges-Andrade e J. C. Zanelli, Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil, Porto Alegre, Editora Artmed. P.:380-406, cap.12.

12- Silva, N. & Zanelli, J.C. (2004). Cultura Organizacional. In J. E. Borges-Andrade e J. C. Zanelli, Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil, Porto Alegre, Editora Artmed. P.:407-442, cap.13.