Psicologia Social: Teorias e Aplicações

Psicologia Social e do Trabalho

Desenvolver uma palestra sobre uma teoria ou conceito em psicologia social; Redigir um texto monográfico sobre as aplicações da psicologia social em sua área temática (saúde, educação, trabalho ou comunidade).

Teorias em psicologia Social. Principais aplicações. Metodologia e desenvolvimento de pesquisas psicossociais na educação, saúde, organização e comunidade. Tendências emergentes e a produção de conhecimento.

Conteúdo teórico geral
· Percepção social
· Crenças, atitudes, valores, preconceitos e estereótipos
· Atribuição de causalidade
· Locus de controle
· Motivações sociais
· Bases do poder social
· Liderança
· Cultura
· Satisfação de vida e bem-estar subjetivo

Conteúdo específico
1. Psicologia Social na Educação
· Variáveis relacionadas ao rendimento acadêmico dos estudantes
· Bases do poder social utilizadas pelo professor
· Cultura de Instituições de Ensino Superior
· Valores de professores universitários

2. Psicologia Social nas organizações
· Personalidade tipo A
· Locus de controle e comportamento organizacional
· Variáveis psicossociais e desenvolvimento pessoal e profissional
· Liderança e cultura organizacional
· Atitudes, satisfação, comprometimento organizacional

3. Psicologia Social e Saúde
· Locus de Controle da Saúde
· Modelo de Crenças em Saúde
· Stress e burnout
· Variáveis psicossociais e comportamentos de saúde

4. Psicologia Social e desenvolvimento comunitário
· Modelo psicossocial de desenvolvimento de Escovar
· Modelo psicossocial de desenvolvimento de Romero-Garcia

AJZEN I. Nature and Operation of Attitudes. Annual Review of Psychology, v. 52, p. 27-58. 2002.

CONNER, M., NORMAN, P. Prediction Health Behavior: Research and Practice with Social Cognition Models. Bristol: Open University Press, 1996.

DELA COLETA, J.A. Atribuição de Causalidade: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

DELA COLETA, J. A.; DELA COLETA, M.F. Aplicações da Psicologia Social à Educação Superior. In: S. Malusá e R. C. Feltran (org.) A prática da docência universitária. São Paulo: Factash Editora, 2003.

DELA COLETA, M. F. O Modelo de Crenças em Saúde (HBM) uma análise de sua contribuição à psicologia da saúde. Temas em Psicologia da SBP, v.7, n.2, p.175-182. 1999.

DELA COLETA, M. F.. Modelos para pesquisa e modificação de comportamentos de saúde. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004.

DELA COLETA, M. F., DELA COLETA, J. A. Estudos sobre o lócus de controle: uma amostra da pesquisa brasileira no período 1979-1995. Cadernos de Psicologia, n.1, p.135-141. 1997.

DELA COLETA, M. F., D'AMORIM, M. A. A Psicologia da Saúde: tendências temáticas, teóricas e metodológicas. Mente Social, v.4, n.1, p.33-51. 1998.

KIMBLE, C., HIRT, E., DÍAZ-LOVING, R., HOSCH, H., LUCKER, G. W., ZÁRATE, M. Psicología Social de las Américas. México: Pearson Educación, 2002.

OGDEN, J. Health Psychology: A textbook. Bristol: Open University Press, 1996.

RODRIGUES, A., LEVINE, R. V. Reflections on 100 Years of Experimental Social Psychology. New York: Basic Books, 1999.

RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L., JABLONSKI, B. Psicologia Social. 18a edição reformulada. Petrópolis: Vozes, 1999.

RODRIGUEZ-ROSERO, J. , FERRIANI, M. G. C., DELA COLETA, M. F. Escala de lócus de controle da saúde- MHLC: estudos de validação. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.10. n.2, p.179-184. 2002.