Contribuições da Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento em Contextos Educacionais

Ano: 
2003
Código: 
MP025
Carga Horária: 
60
Créditos: 
4
Linha de pesquisa: 
Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem
Objetivo: 

Ao final do curso o aluno será capaz de:

Conhecer e compreender as abordagens psicológicas de aprendizagem e desenvolvimento Humano, com maior poder de inserção nos trabalhos científicos atuais (histórico-cultural, interacionista, ecológica) e suas contribuições para a prática educativa, em contextos educacionais.

Ementa: 

Análise e reflexão sobre teorias psicológicas de aprendizagem e desenvolvimento, com ênfase nas contribuições que subsidiem investigações e intervenções em educação.

Programa: 

I. As abordagens teóricas e as possibilidades de investigação científica em contextos educacionais. 
II. Desenvolvimento humano e aprendizagem: as concepções inatistas, comportamentais e interacionistas.
III. A teoria de Jean de Piaget.
IV. A teoria de Henri Wallon.
V. A abordagem histórico-cultural de Vygotsky.
VI. A abordagem ecológica de Bronfenbrenner.
VII. As contribuições de Winnicott para a Educação.

 
Bibliografia: 

O asterisco (*) indica os textos básicos:
*Bronfenbrenner, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 

*CARVALHO, V. B. C. L. Desenvolvimento Humano e Psicologia. Belo Horizonte,: Editora UFMG, 1996.

FLAVELL, J.H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. 5.ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1996.

*GAZZANIGA, M. S. ; HEATHERTON, T. F. Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus,1992.

MUGNY,G.; PÉREZ, J.A. Psicología Social del Desarrollo Cognitivo. Barcelona: Editorial Antropos, 1988.

______. A Epistemologia Genética. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.

*PIAGET, J.; GRÉCO, P. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. 

*VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento - O macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

*VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1991.

WERTSCH, J.V.; DEL RIO, P.; ALVAREZ, A. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Art Med, 1998.

*WINNICOTT, D.W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

______. A natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.