Epistemologia Genética e a Construção do Conhecimento
A disciplina tem o propósito de analisar as contribuições da epistemologia genética para a discussão de questões psicopedagógicas relacionadas ao processo de construção do conhecimento, focalizando possíveis relações estabelecidas entre desenvolvimento/aprendizagem a partir da compreensão do desenvolvimento cognitivo do sujeito aprendente.
Discussão dos principais conceitos teóricos que norteiam a teoria piagetiana, dentre eles: a tomada de consciência, abstração reflexiva, fazer e compreender, equilibração das estruturas cognitivas, o possível e o necessário assim como a aplicação prática desses conceitos no dia-a-dia escolar.
1- Psicologia Genética e a EducaçãoA Psicologia Genética de Jean PiagetA relação entre desenvolvimento e aprendizagemAs fases da inteligência numa perspectiva epistemológica
2- Contribuições da construção do conhecimento para o sujeito cognoscenteFormas de avaliação psicopedagógica dentro de uma perspectiva construtivistaTécnicas de intervenção/prevenção
CUNHA, C. A. Padrões de condutas de aprendizagem por conflito sócio-cognitivo em conteúdo operatório. Tese de Doutorado. Campinas: Faculdade de Educação, 1999.
FLAVELL, J. H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. 5. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1996.
MUGNY, G.; DOISE, W. La construcción social de la inteligencia. México: Editora Trillas, 1983.
MUGNY,G.; PÉREZ, J.A. Psicología Social del Desarrollo Cognitivo. Barcelona: Editorial Antropos, 1988.
PERRET CLERMONT, A .N.; NICOLET, M. Interactuar y Conocer. Buenos Aires: Ediciones Delval, 1992.
PIAGET, J. Development and Learning. Journal of Research in Science Teaching, n.2, p.176-180. 1964.
______. A Epistemologia Genética. Trad. Natanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1972
______. Para onde vai a educação? Trad. Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.
______. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
______. A Tomada de Consciência. Trad. Edson Braga de Souza. São Paulo: Melhoramentos: Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
______. Fazer e Compreender. Trad. Christina Laurroudé de Paula Leite. São Paulo: Melhoramentos: Editora da Universidade de São Paulo, 1978.
_________. Investigaciones sobre la generalización. México: Editora Premia, 1984.
_________. O Possível e o Necessário: Volume I: evolução dos possíveis na criança. Trad. Bernardina Machado de
Albuquerque. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
PIAGET, J. et alii. Abstração reflexionante: relações lógico-matemáticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977.
PIAGET, J; GRÉCO, P. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.