Mitos e Contos de Fadas: o poder da imagem na Psicologia e na Educação

Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem

Compreender a importância e fomentar a utilização da linguagem dos mitos e contos de fadas em contextos educacionais.

Contribuições da Psicologia na compreensão dos mitos e contos de fadas, através dos enfoques antroposófico e junguiano. Possibilidades de utilização das imagens geradas pelos mitos e contos de fadas na Educação.

I. Introdução ao estudo da Mitologia greco-romana.
II. A visão junguiana dos contos de fadas.
III. Abordagem antropósofica na Educação: os setênios.
IV. A importância dos contos de fadas na educação da criança pequena
V. Elaboração de projetos de investigação/ intervenção em contextos educacionais, utilizando a linguagem dos mitos e contos de fadas.

BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BULFINCH, T. O Livro de Ouro da Mitologia. História de Deuses e Heróis. 4 ed., Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

CAMPBELL, J. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

CANEPA, E. M. O caminho da Arte, do Corpo e dos Sonhos na Educação. In: SCOZ, B. (Org.). (Por) uma Educação com Alma. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

FRANZ, M-L von. O Caminho dos Sonhos. São Paulo: Cultrix, 1997.

FRANZ, M-Lvon. A interpretação dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Achimé, 1981.

FROMM, E. - A linguagem esquecida. R. de Janeiro, Zahar, 1951.

GRIMBERG, L. P. Jung: o homem criativo. São Paulo: FTD, 1997.

KLEIN, E.; BUHLER, W. - O conto de fadas - alimento ou veneno para a alma infantil? Folhetos de Medicina Preventiva. São Paulo, Assoc. Benef. Tobias, s/dfLANZ, R. A Pedagogia Waldorf. 6. ed. rev. ampl. São Paulo: Antroposófica, 1998.

MACIEL, C. Mitodrama: o universo mítico e seu poder de cura. São Paulo: Agora, 2000.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5 ed., São Paulo: Cortez; Brasília:UNESCO, 2000.

PLATÃO. A República de Platão. São Paulo: Nova Cultura, 1999.

PASSERINI, S. P. O fio de Ariadne - um caminho para a narração de histórias. São Paulo, Antroposófica, 1998.

RIBEIRO, R. I. - Alma africana no Brasil. Os iorubás. São Paulo, Ed. Oduduwa, 1996.

ROCHA, E. P. G. - O que é mito. Coleção Primeiros Passos, 151. São Paulo: Brasiliense, 1988.

SAIANI, C. Jung e a Educação: uma análise da relação professor/aluno. São Paulo: Escrituras, 2000.