O Movimento na Afetividade e Cognição

Linha de pesquisa:
Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem
Objetivo:

Compreender a dinâmica do desenvolvimento infanto-juvenil a partir da construção recíproca da afetividade e da cognição e sua relevância para a práxis educativa.

Ementa:

A dinâmica do desenvolvimento infantil: ritmo, etapas, construção recíproca da afetividade e inteligência. A esfera da afetividade na formação do psiquismo. A importância do movimento no desenvolvimento psicológico da criança e sua relevância para a práxis educativa.

Programa:

I- A dinâmica do processo do desenvolvimento infanto-juvenil: a construção recíproca da afetividade e da cognição

II- A esfera da afetividade na formação do psiquismo.

III- A importância do movimento no desenvolvimento psicológico da criança.

IV- Possibilidades de pesquisa e intervenção a partir do processo de constituição da pessoa sob a perspectiva integradora de Henri Wallon.

Bibliografia:

MARTINET, M. Théorie des émotions. Paris: Aubier, 1972.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. 2. ed. Tradução de Cristina Caravalho Lisboa/Portugal: Edições 70, 1998.

WALLON, H. Lês étapes de la personnalitéz l'enfant. Paris: Puf, 1956.

DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y et alii. Piaget, Vygotsk, Wallon : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

WALLON, H. 1959 Importance du mouvement dans le développement psychologique de l'enfant. Enfance, n.3-4, 1959 .

______. Psicologia e Educação da infância.. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

______. Mouvement et psychisme. J. Psych. Norm. Path. Paris, 23, 1926.

WEREBE, M.J.G.; NADEL-BRULFERT, J. (Orgs.). Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.

WALLON, H. Del acto al pensamiento. Buenos Aires: Editorial Psique, 1978.