O Movimento na Afetividade e Cognição
Compreender a dinâmica do desenvolvimento infanto-juvenil a partir da construção recíproca da afetividade e da cognição e sua relevância para a práxis educativa.
A dinâmica do desenvolvimento infantil: ritmo, etapas, construção recíproca da afetividade e inteligência. A esfera da afetividade na formação do psiquismo. A importância do movimento no desenvolvimento psicológico da criança e sua relevância para a práxis educativa.
I- A dinâmica do processo do desenvolvimento infanto-juvenil: a construção recíproca da afetividade e da cognição
II- A esfera da afetividade na formação do psiquismo.
III- A importância do movimento no desenvolvimento psicológico da criança.
IV- Possibilidades de pesquisa e intervenção a partir do processo de constituição da pessoa sob a perspectiva integradora de Henri Wallon.
MARTINET, M. Théorie des émotions. Paris: Aubier, 1972.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. 2. ed. Tradução de Cristina Caravalho Lisboa/Portugal: Edições 70, 1998.
WALLON, H. Lês étapes de la personnalitéz l'enfant. Paris: Puf, 1956.
DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y et alii. Piaget, Vygotsk, Wallon : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
WALLON, H. 1959 Importance du mouvement dans le développement psychologique de l'enfant. Enfance, n.3-4, 1959 .
______. Psicologia e Educação da infância.. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
______. Mouvement et psychisme. J. Psych. Norm. Path. Paris, 23, 1926.
WEREBE, M.J.G.; NADEL-BRULFERT, J. (Orgs.). Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.
WALLON, H. Del acto al pensamiento. Buenos Aires: Editorial Psique, 1978.