Possibilidades de Mediação em Contextos Escolares

Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem

Compreender os modos de mediação em contextos escolares e suas implicações para os processos de desenvolvimento humano.

Modos de mediação em contextos escolares por meio do brinquedo, desenho, literatura e artes visuais.

Unidade I - Breve histórico sobre os processos de desenvolvimento humano e suas implicações em contextos sociais diversos.

Unidade II – Modos de mediação em contextos escolares por meio de brinquedos, desenhos, artes visuais e literatura.

Unidade III – Modos de mediação e possibilidades de investigação e intervenção em contextos educacionais.

CAVALCANTI, Z. (Coord.) Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GARCIA, C. A. et al. Infância, cinema e sociedade. Rio de Janeiro: Ravil, 1997.

MEIRELES, C. Problemas da literatura infantil. São Paulo: Summus, 1979.

OLIVEIRA, V. B. (Org.) O brincar e a criança do nascimento aos 6 anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

ROCHA, M. S. P. M. L. Não brinco mais: a (des) construção do brincar no cotidiano educacional. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2000.

RODARI, G. Gramática da fantasia. Tradução Antonio Negrini. São Paulo: Summus, 1982.

SILVA, S. M. C. Condições sociais da constituição do desenho infantil. Psicologia USP. São Paulo, v.9, n.2, p.205-220, 1998.

SNYDERS, G. A escola pode ensinar as alegrias da música? Tradução Maria José do Amaral Ferreira; prefácio à edição brasileira de Maria Felisminda de Resende e Fusari. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1994.

VASCONCELOS, T. M. S. Ao Redor da Mesa Grande - A prática educativa de Ana. Tradução Ana Maria Chaves. Portugal: Porto Editora, 1997.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia da Arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.