A Relação entre Professor e Aluno no Ensino Superior Vista por Meio da Reprovação

Tipo:
Dissertação
Palavra Chave:
reprovação, relação entre professor e aluno, formação discente, formação docente, psicologia escolar.

A reprovação, resultante de insucesso no curso de determinada disciplina, seja por nota e/ou por abandono na frequência desta por parte do estudante, comumente tem como sujeito responsabilizado este ou seu professor. Em uma perspectiva que considera a importância das relações sociais para a constituição dos sujeitos, a presente pesquisa baseou-se na Psicologia Histórico-Cultural e focalizou o Ensino Superior de graduação, tendo como objetivo principal compreender as relações entre docentes e alunos por meio da reprovação, visando entender a realidade que envolve esta díade neste contexto e investigar suas influências na formação profissional durante a graduação. Foram entrevistados cinco alunos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo dois da área de Ciências Humanas, dois de Exatas e um de Biológicas e cinco docentes, da mesma universidade, dos quais dois eram das Ciências Exatas, duas da área de Biológicas e uma de Humanas. Para a construção dos dados foram utilizadas entrevistas abertas, gravadas em áudio, com uma questão referente à reprovação, que foram posteriormente transcritas e transcriadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Foram construídas três categorias de análise: a) A formação discente, na qual os aspectos relacionados aos cursos de graduação foram abordados, como a relação dos estudantes com as disciplinas nas quais foram reprovados, a insatisfação quanto à avaliação e à metodologia de ensino, as ausências durante o semestre letivo e os sentidos atribuídos à reprovação; b) A relação entre professores e alunos no que concerne aos processos de ensino-aprendizagem, contemplando os aspectos referentes aos limites, distanciamentos e possibilidades de aproximações existentes nesta relação, características dos professores considerados bons mediadores, considerações sobre a responsabilização pelo fracasso acadêmico e reflexões sobre os sentimentos de impotência do aluno diante da autoridade do educador; c) A formação docente no Ensino Superior, em que foram tecidas algumas considerações sobre este processo e pormenorizadas reflexões sobre a existência de lacunas na formação inicial do docente, bem como apresentada a necessidade da Psicologia Escolar nesta etapa de ensino. Com esta investigação é possível inferir que a mediação pedagógica oferecida pelo professor compõe uma das bases sólidas do processo de ensino-aprendizagem e que, além disto, a situação educacional é constituída por questões afetivas que influenciam diretamente a aprendizagem. Todas estas dimensões acabam repercutindo nos modos com que o estudante se relaciona com o conteúdo da disciplina, com o professor e com seu próprio aprendizado. Por fim, reafirmamos a necessidade da presença da Psicologia Escolar na busca por propostas que colaborem tanto para a formação profissional de graduação quanto para a proposição de cursos de formação continuada para o docente do Ensino Superior, em prol de um processo de ensino-aprendizagem que vise à emancipação intelectual de todos nele envolvidos.

Data da Defesa:
28/03/2012
Banca/Orientador(es):
Profa. Dra. Silvia Maria Cintra da Silva
Banca / Examinador(es):
Profa. Dra. Silvia Maria Cintra da Silva (Orientadora) – UFU, Profa. Dra. Anabela Almeida Costa e Santos Peretta (Membro Titular) – UFU, Prof. Dr. Marilda Gonçalves Dias Facci (Membro Titular) – UEM, Profa. Dra. Helena de Ornellas Sivieri Pereira (Membro Suplente) – UFTM
Discente:
Daniel Gonçalves Cury