Sentidos Sobre Ética em Conversas Profissionais: Perspectivas Discursivas

Tipo: 
Dissertação
Palavra Chave: 
Ética, Psicologia de grupos, Psicologia Discursiva.


Os questionamentos sobre a ação humana, a busca de definições sobre o certo e o errado, o

bom e o mau, e a investigação sobre qual poderia ser a melhor conduta para situações

específicas do nosso cotidiano, têm sido elaboradas há muito tempo, por inúmeros autores,

das mais variadas escolas filosóficas, em tempos históricos e condições sociais distintas.

Todos esses questionamentos são reconhecidos como pertencentes ao campo da Ética. Como

resultado dessa prolífica área de estudos temos posições teórico-conceituais distintas,

cobrindo um amplo espectro de ideais de conduta. O presente estudo, inspirado pelas

perspectivas pós-modernas expressas pelo Construcionismo Social, de maneira geral, e na

Psicologia Discursiva mais especificamente, buscou descrever os sentidos de ética que

organizam as conversas profissionais, de psicólogos que realizam práticas grupais, com o

intuito de contribuir com a reflexão ética no contexto das práticas grupais em Psicologia.

Participaram desse estudo 10 psicólogos coordenadores de grupo que atuam na cidade de

Uberlândia – MG, com idades entre 23 e 49 anos. A constituição do corpus realizou-se por

meio das transcrições das conversas de encontros grupais com psicólogos que realizam

práticas grupais em diferentes áreas de atuação. Foram realizados dois grupos, compostos de

cinco participantes, cada um com cinco encontros quinzenais de 2h de duração, tendo como

objetivo oferecer aos psicólogos um espaço de troca e reflexão sobre as questões éticas no

trabalho com grupos. A análise do material foi realizada de acordo com as propostas de

análise do discurso, influenciadas pela perspectiva do Construcionismo Social, tal como

compreendida e posta em prática pela Psicologia Discursiva, especialmente, utilizando do

recurso teórico-analítico dos repertórios interpretativos. A análise discursiva realizada

possibilitou identificar cinco repertórios interpretativos básicos:

“Ética: resultado de, caracterizado por descrições do processo e do conteúdo da ética“Ética: algo quecaracterizando a fonte ética como fora dos indivíduos, independe“Ética: tema difícil” em que descrições são utilizadas para se referir à“Ética – evento crítico perturbador daé constituído por termos que descrevem situações específicas em que o tema ética“Ética – questão frequente de valor absoluto”

marcado pela metáfora da uniformidade, em que os eventos são todos semelhantes e todos

são atravessados pela temática ética e não podem ser diferenciados a partir da intensidade.

Esse estudo possibilitou uma reflexão sobre os pressupostos epistemológicos que guiam de

maneira mais ampla a construção desses repertórios, demarcando os três primeiros na esfera

do dualismo sujeito-objeto e os dois últimos sintonizados com a reflexão sobre a

situacionalidade social e histórica das definições sobre os sentidos das ações éticas. Assim,

esse estudo procurou destacar a importância de refletir sobre o projeto de conversas sobre

Ética profissional focando em modos de estar juntos e produzir sentidos que sejam mais

sensíveis às questões de inserção social/histórica dos agentes profissionais, da própria

profissão e dos grupos populacionais atendidos pelos profissionais de saúde.

deliberação individual”

como centrados em um momento específico, situado dentro do individuo;

nos é dado pelos Outros”

de sua vontade;

dificuldade de se refletir sobre o fenômeno ético;

ordem”

tem como referência a metáfora da guerra;

Data da Defesa: 
02/07/2012
Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Emerson Fernando Rasera (Orientador)
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Emerson Fernando Rasera (Orientador) – UFU Profa. Dra. Paula Cristina Medeiros Rezende (Membro Titular) – UFU Profa. Dra. Laura Vilela e Souza (Membro Titular) – UFTM Profa. Dra. Carla Guanaes Lorenzi (Membro Suplente) – USP/RP
Discente: 
Mario José Bertini Silva de Jesus