Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento

Tipo: 
Dissertação
Palavra Chave: 
Efetividade de Treinamento, Transferência, Suporte Organizacional, Motivação, valor instrumental

r de Pearson indicaram que o Impacto correlaciona-se com a Motivação para Aprender, com a Utilidade e com a Importância. Já a regressão múltipla stepwise indicou que a Importância e a Motivação para Aprender explicam juntas 14% da variância do Impacto, sendo que a Motivação para Transferir, Utilidade e a Percepção de Suporte Organizacional não foram preditoras. Foram separados dois grupos a partir da característica Iniciativa para o Engajamento no Treinamento: 1) engajados por iniciativa própria, e 2) engajados a pedido da empresa. Comparando as médias dos grupos com t student, verifica-se que o grupo 1 percebeu Utilidade maior, e Percepção de Suporte Organizacional e Importância menores do que o grupo 2. Portanto, deve-se realizar treinamentos planejados considerando variáveis preditoras e oferecer suportes específicos para treinamentos. Novos estudos sobre a característica Iniciativa para o Engajamento no Treinamento são sugeridos, pois ela parece ser uma importante explicação para os resultados de Importância e Utilidade do Treinamento nesta amostra.

 

 

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o Impacto do Treinamento no Trabalho, a variável dependente, e um conjunto de variáveis individuais, Motivação para Aprender, Motivação para Transferir e Valor Instrucional do Treinamento (cujas dimensões são Importância e Utilidade) e uma variável contextual, Percepção de Suporte Organizacional, em 95 participantes. Os resultados de

Data da Defesa: 
25/10/2012
Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Sinésio Gomide Junior
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Sinésio Gomide Junior (Orientador) – UFU, Profa. Dra. Áurea de Fátima Oliveira (Membro Titular) – UFU, Profa. Dra. Luciana Mourão Cerqueira e Silva (Membro Titular) – UNIVERSO, Profa. Dra. Maria do Carmo Fernandes Martins (Membro Suplente) – UMESP
Discente: 
Tiago Régis Cardoso Santos