Métodos Inferenciais em Psicologia

Processos Organizacionais

Interpretar e propor métodos de análise de dados de investigação em Psicologia a partir da compreensão da utilização de estatísticas básicas e inferenciais.

Métodos de análise inferencial em pesquisa de psicologia: probabilidade e amostragem; provas de diferenças entre duas amostras ou mais; intervalos de confiança; análise de variância em delineamentos fatoriais; correlação múltipla e análise de regressão

Unidade I: Revisitando a Estatística
1.1- A Utilização da Estatística nas Ciências do Comportamento.
1.2- Medidas de Tendência Central.
1.3- A Curva Normal, Amostras e Populações.
1.4- Testes de Diferenças entre Médias.
1.5- Análise de Variância.
1.6- As Correlações.
Unidade II: Análise de Regressão
2.1- Pressupostos da Análise de Regressão.
2.2 – Análise de Regressão: algumas questões.
Unidade III: Análise Fatorial
3.1- Psicometria e a Teoria da Medida.
3.2- O Modelo.
3.3- Extração de Fatores.
3.4- A Análise Fatorial.
Bisqueira, R., Sarriera, J. C.& Martinez, F. (2004). Introdução à Estatística: Enfoque Informativo com o Pacote SPSS.Trad. Fátima Murad – Porto Alegre: Artemed, 2004.
Cohen, J., Cohen, P. (1983). Applied Multiple Regression/Correlation Analysis for the Behavioral Sciences. New Jersy: Lawrence Erlbaum Associates.
Cozby, P. C. (2003). Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. São Paulo: Atlas.
Edwards, A. L. (1984). An introduction to linear regression and correlation. 2. ed. New York: Freeman.
Gravetter, F. J., Wallnau, L. B. (1995). Essentials of statistics for the behavioral sciences. 2. ed. Saint Paul, Minnesota: West.
*Hair, J.F., Anderson, R.E., Tathan, R.L. & Black, W. O. (2005). Análise Multivariada de Dados. Trad. Adonai Schlup Sant’ana e Anselmo Chaves Neto – 5 ed. - Porto Alegre: Bookman.
Levin, J. (1987). Estatística Aplicada a Ciências Humanas. São Paulo: Harbra.
*Miles, J.; Shevlin, M. (2001). Applying Regression & Correlation – A Guide for Students and Researchers. London: SAGE Publications.
Miller, D. C. (1991). Handbook of research design and social measurement. 5.ed. Thousand Oaks, California: Sage.
Pasquali, L. (org). (1996). Teoria e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento. Brasília: LabPAM/IBAPP.
Pasquali, L. (Org).(1997). Instrumentos Psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM/ IBAPP.
Pasquali, L. (2005). Análise Fatorial para Pesquisadores. Brasília: Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Pesquisa.
Pasquali, L. (1997). Psicometria: teoria e aplicações. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
Siegel, S. (1995). Estatística não-paramétrica para as ciências do comportamento. São Paulo: McGraw-Hill.
*Tabachnick, B. G. & Fidell, L. S. (2001). Using Multivariate Statistics. Boston: Needhan Heigths.
Triola, M. F. (1999). Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC.

Periódicos: