Pesquisas Quantitativas em Psicologia

Todas as linhas de pesquisa
Demonstrar conhecimentos sobre diferentes métodos, técnicas e instrumentos de medida utilizados na pesquisa em psicologia; diferenciar e classificar pesquisas quanto ao método e técnicas utilizadas; diferenciar e classificar instrumentos de medida quantitativos em psicologia; elaborar a redação da metodologia de uma pesquisa quantitativa em psicologia.
Métodos, técnicas e instrumentos para o planejamento e o desenvolvimento de pesquisas quantitativas em Psicologia.
  1. Epistemologia / funcionamento das pesquisas quantitativas
  2. Quantificação em psicologia; introdução à teoria da medida; níveis da medida
  3. Variáveis: classificação, definição teórica e operacional, relações entre variáveis
  4. Hipóteses: o problema de pesquisa; a teoria de base; a formulação de hipóteses
  5. Classificação e tipos de estudos; delineamentos
  6. Instrumentos de pesquisa: classificação; finalidades; qualidades da medida
  7. Uso de programas estatísticos no tratamento de dados
  8. Redação científica em pesquisa quantitativa
  9. Normas APA (considerar a mais recente)
American Psychological Association (2012). Manual de publicação da APA (6ª. Ed.). Porto Alegre: Penso.
Arnavat, A.R. & Dueños, G.G. (2006). Como elaborar e apresentar teses e trabalhos de pesquisa. Porto Alegre: Penso.
Bell, J. (2008). Projeto de pesquisa: Guia para pesquisadores em educação, saúde e ciências sociais (4ª. Ed.). Porto Alegre: Penso.
(*)Breakwell, G.M., Fife-Schaw, C., Hammond, S., & Smith, J.A. (2010). Métodos de pesquisa em psicologia. Porto Alegre: Artmed.
Bunchaft, G. & Cavas, C.S.T. (2002). Sob medida. São Paulo: Vetor Editora.
(*)Cozby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas.
Dancey, C.P., & Reidy, J. (2013). Estatística sem matemática para Psicologia (5ª. Ed.), Porto Alegre: Penso.
Dela coleta, J. A ; Dela Coleta, M. F. (2004). A técnica dos Incidentes Críticos: 30 anos de utilização no Brasil, na Psicologia, Administração, Saúde e Educação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária.
Dela Coleta, M.F. (2004). Modelos para pesquisa e modificação de comportamentos de saúde. Taubaté: Cabral Livraria e Editora Universitária.
Erthal, T. C. (1987). Manual de Psicometria. Rio de Janeiro: Zahar Editor.
Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Penso.
Gil, A.C. (1995). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
(*)Hair Jr., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E., & Tatham, R.L. (2009). Análise multivariada de dados (6a.ed.). Porto Alegre: Bookman.
Hogan, T.P. (2006). Introdução à Prática de Testes Psicológicos. Rio de Janeiro: LTC Ed..
Hulley, S.B., Cummings, S.R., Browner, W.S., Grady, D.G., & Newman, T.B. (2008). Delineando a pesquisa clínica: Uma abordagem epidemiológica. Porto Alegre: Artmed.
(*)Kantowitz, Barry H., Roediger III, H. L. & Elmes, David G. (2006). Psicologia experimental: psicologia para compreender a pesquisa em psicologia. São Paulo: Thomson Learning.
Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (1995). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas.
(*)Pasquali, L. (1996). Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília: INEP.
Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM/IBAPP.
Pasquali, L. (2003). Psicometria: teoria dos testes na Psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes.
(*)Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed.
(*)Richardson, R. J.(1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Severino, A. J. (2000). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora.
Sigelman, E. (1984). Tipos de pesquisa: aspectos metodológicos específicos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 36 (3), 141-155.