Psicologia e Saúde

Processos Psicossociais em Saúde e Educação
Ao final da disciplina o aluno será capaz de:
a) Compreender o histórico e a evolução das relações entre Psicologia e Saúde;
b) Caracterizar diferentes possibilidades de aplicação da Psicologia no contexto Saúde em diferentes níveis de atenção
c) Definir conceitos básicos de diferentes vertentes teóricas em Psicologia da Saúde.

Contribuições da Psicologia para a compreensão dos fatores associados ao processo saúde-doença-cuidado a partir da perspectiva biopsicossocial

- Psicologia e Saúde: interfaces
- Práticas psicológicas no campo da Saúde: especificidades em diferentes níveis de atenção
- Vertentes teóricas em Psicologia da Saúde: convergências e divergências
- Murray, M. & Chamberlain, K. (1999). Qualitative health psychology: theories and methods. London: SAGE.
- Spink, M. J. (2007). A Psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
- Straub, R. O. (2005). Psicologia da saúde. Porto Alegre: ArtMed.
- Turato, E. R. (2003). Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicações nas áreas de saúde e humanas. Petrópolis: Vozes.
A bibliografia será constituída também por artigos científicos publicados em periódicos especializados, tais como o Journal of Health Psychology, o Psychology & Healh e o Health Psychology, assim como por dissertações, teses e capítulos de outros livros relacionados a temas relevantes a propósito da interface entre a Psicologia e a Saúde.