Psicologia Educacional e o Desenvolvimento Profissional do Educador

Processos Psicossociais em Saúde e Educação
- Discutir a formação docente, focalizando as discussões teóricas mais atuais a respeito desta temática
- Apresentar as contribuições da Psicologia Escolar/Educacional para a formação de professores
- Discutir a mediação pedagógica na sala de aula no Ensino Superior

A formação do educador. Desenvolvimento profissional do docente. Contribuições da Psicologia Escolar para a formação docente. Mediação na sala de aula no Ensino Superior.
1. Formação docente
1.1 Estudos e pesquisas sobre formação docente
1.2 Desenvolvimento profissional
2. Professor-pesquisador
2.1 Estudos e pesquisas sobre o professor como pesquisador
3. Contribuições da Psicologia Escolar/Educacional para a formação de professores
3.1 A Psicologia Escolar/Educacional e a formação de professores
3.2 Um visão da psicologia histórico-cultural
4. Mediação pedagógica na sala de aula no Ensino Superior
4.1 A formação docente e a mediação pedagógica
4.2 Contribuições da teoria histórico-cultural

Duarte, N. (2003) Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Eduação e Sociedade, Ago, vol.24, no.83, p.601-625.
Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade – Cedes. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Geraldi, C. M. G.; Fiorentini, D.; Pereira, E. M. A. (Orgs.) (1998) Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB.
Facci, M. G. D. (2005) Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados.
Fontana, R. A C. (2005) Como nos tornamos professoras? 3ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica
Nóvoa, A. (Coord.) (1997) Os professores e a sua formação. Tradução Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José A. Sousa Tavares. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
______. (org.) (1995) Profissão professor. 2. ed. Porto, Portugal: Ed. Porto.
Olhar de Professor. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, Paraná.
Pimenta, S. G. & Ghedin, E. (Orgs.) (2002) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez.
Pimenta, S. G.; Almeida, M. I. ; Anastasiou, L. G. C. ; SILVA, A. M. M.; Formosinho, J.; Franco, M. A.R. S.; Libâneo, J. C.; Kenski, V.; Rios, T. A. (Orgs.) (2011) . Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora.
Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, SP.