Tópicos Especiais em Pesquisa Psicanalítica

Psicanálise e Cultura
Delinear articulações que conceituem o que seja pesquisa em Psicanálise, a questão se existe um método em Psicanálise e de como ela se relaciona com as demais ciências no contexto pós-moderno.
A Psicanálise envolta em discursos que debatem acerca da sua cientificidade e de sua condição na pós-modernidade.
1- Psicanálise e Ciência: o encontro dos discursos
2- Psicanálise e Ciência: a questão do método
3- Conceitos Fundamentais da Psicanálise: clínica e pesquisa
4- Pesquisa Clínica em Psicanálise
5- Psicanálise e Método: a construção do caso clínico
6- Psicanálise e Método: a pesquisa de campo
7- Psicanálise e Método: fenômenos sociais e políticos
8- Psicanálise e Produção Científica
ALBERTI, S.; ELIA, L.(Org.) (2000) Clínica e pesquisa em psicanálise. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos.
CALAZANS, R.; SERPA, T. (2010) Psicanálise e método científico: pesquisa de campo. In KYRILLOS NETO, F.; MOREIRA, J. O. Pesquisa em psicanálise: transmissão na universidade. Barbacena: EdUEMG.
CALDAS, H. e ALTOÉ, S.(Org.) (2011) Psicanálise, universidade e sociedade. Rio de Janeiro: Cia. De Freud: PGPSA/IP/UERJ.
CALDAS, H. (2011) Psicanálise, saber e a transmissão do objeto a. In: CALDAS, H. e ALTOÉ, S.(Org.) Psicanálise, universidade e sociedade. Rio de Janeiro: Cia. De Freud: PGPSA/IP/UERJ.
DUNKER, C. I. L. (2011) A controvérsia do método. In: ________ Estrutura e constituição da clínica psicanalítica: uma arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento. São Paulo: Annablume.
ELIA, L. (2000) Psicanálise: clínica e pesquisa. In: ALBERTI, S.; ELIA, L. (Org.) Clínica e pesquisa em psicanálise. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos.
FREUD, S. (1923) Dois verbetes de enciclopédia. In: _________ Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XVIII, 1980.
FREUD, S. (1940[1938]) Algumas lições elementares de psicanálise. In: _________ Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XXIII, 1980.
HERRMANN, F.; LOWENKRON, T. (Org.) (2004) Pesquisando com o método psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo.
IANNINI, G. (2007) Psicanálise: ciência extima. Epistemo-somática. Belo Horizonte, v. IV, n. 1, Jan.- Jul., p. 69-78.
LACAN, J. (1998) A Ciência e a verdade. In: _______ Escritos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.
LO BIANCO, A. C. (Org.) (2006) Freud não explica: a psicanálise nas universidades. Rio de Janeiro: Contra Capa.
LO BIANCO, A. C. (2003) Sobre as bases dos procedimentos investigativos em psicanálise. Psico-USF, v. 8, n. 2, p. 115-123, Jul./Dez.
MEZAN, R. (2006) Pesquisa em psicanálise: algumas reflexões. Jornal de Psicanálise, São Paulo, v. 39, n.70, p.227-241.
MILNER, J-C. (1996) A obra clara: Lacan, a ciência, a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
PACHECO FILHO, R. A. e COELHO JUNIOR, N. e ROSA, M. D. (Org.)(2000)Ciência, representação e realidade na psicanálise contemporânea. São Paulo: Educ - Casa do Psicólogo.
PALOMBINI, A. L.(2000) Decifra-me ou te devoro: notas sobre o desassossego nas relações entre psicanálise e epistemologia. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 18, p. 79-90.
PINTO, J. M. (1999) A instituição acadêmica e a vocação científica da psicanálise. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 681-695.
PINTO, J. M.(2000) O sujeito da ciência como ponto de estruturação interna da psicanálise. In: PACHECO FILHO, R. A. e COELHO JUNIOR, N. e ROSA, M. D. (Org.) Ciência, representação e realidade na psicanálise contemporânea. São Paulo: Educ - Casa do Psicólogo.
PINTO, J. M.(2006) Psicanálise e universidade; mais ainda. In: LO BIANCO, A. C. (Org.) Freud não explica: a psicanálise nas universidades. Rio de Janeiro: Contra Capa.
PINTO, J. M. (2001) Resistência do texto: o método psicanalítico entre a literalização e a contingência. Ágora, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 77 – 84.
PINTO, J. M. (2009) Uma política de pesquisa para a psicanálise. CliniCAPS. Belo Horizonte, n. 7. http://www.clinicaps.com.br/clinicaps_revista_07_sum.html. Acessado em 25/10/2011.
SAURET, M-J. (2003) A pesquisa clínica em psicanálise. Psicologia USP. São Paulo, v. 14, n. 3, p. 89-104.
SAURET, M-J. (2008) Psicanálise, Psicoterapia, ainda. Estudos e pesquisas em psicologia. UERJ, Rio de Janeiro, v.8, n.1, p. 24-41.
SILVA, M. E. L. (Org.) (1993) Investigação e Psicanálise. Campinas: Papirus.

Periódicos:
1- Reverso, Revista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2- Revista Trieb.Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro.
3- Revista IDE, Sociedade de Psicanálise de São Paulo.
4- Revista de Psicologia da USP.
5- Revista Mal-Estar e Subjetividade – Universidade de Fortaleza – Fundação Edson Queiroz.
6- Fractal: Revista de Psicologia – (UFF) – Niterói: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia.