Percepção de suporte organizacional, afeto positivo, afeto negativo e resiliência: antecedentes da confiança do empregado na organização

Tipo: 
Dissertação
Palavra Chave: 
confiança do empregado na organização, percepção de suporte organizacional, afeto positivo, afeto negativo e resiliência.

Pesquisada mais intensamente a partir da década de 90, a confiança é uma variável que tem encontrado considerável destaque no meio organizacional devido à sua influência sobre diversos comportamentos do trabalhador. Entretanto, a confiança do empregado na organização ainda é um construto pouco explorado. Assim, este estudo teve como objetivo principal o teste de um modelo que previa um bloco constituído pelas variáveis: percepção de suporte organizacional, afeto positivo, afeto negativo, resiliência e confiança do empregado na organização. Para tanto, 160 empregados vinculados a organizações públicas e privadas situadas no Alto Paranaíba responderam voluntariamente aos instrumentos válidos e específicos a cada construto. Os dados foram submetidos a estatísticas descritivas, correlações de Pearson e análises de regressão múltipla stepwise, discriminando como variável dependente a confiança do empregado na organização. Do modelo proposto apenas duas variáveis se sustentaram como preditoras da confiança do empregado na organização. Sendo uma delas a percepção de suporte organizacional que explicou os fatores da variável critério: “promoção do crescimento do empregado”, “solidez organizacional”, “reconhecimento financeiro organizacional” e “padrões éticos”, e a outra, a resiliência que por sua vez explicou o fator da variável critério: “padrões éticos”. Entretanto, percepção de suporte organizacional concentra uma maior capacidade preditiva em comparação com a única variável micro-sistêmica que permaneceu no modelo, apontando para uma maior influência do ambiente sobre os comportamentos organizacionais do que as variáveis individuais. Os resultados foram discutidos com base em literatura especializada e as conclusões refutam grande parte do modelo proposto, mas é reconhecida a necessidade de outras pesquisas que possam acrescentar conhecimento sobre as variáveis discriminadas neste estudo.

 
Data da Defesa: 
13/07/2010
Banca/Orientador(es): 
Profª. Drª. Áurea de Fátima Oliveira
Banca / Examinador(es): 
Profª. Drª. Áurea de Fátima Oliveira (Orientadora) – UFU; Prof. Dr. Marcos Aguiar de Souza (Membro Titular) – UFRRJ; Prof. Dr. Sinésio Gomide Júnior(Membro Titular) - UFU; Profª. Drª. Kátia Barbosa Macedo (Membro Suplente) – UCG.
Discente: 
Rosimeire Luiza Batista