Psicologia Social e do Trabalho

Ano: 
2003

 

No eixo temático da Psicologia Social e do Trabalho, os profissionais vivenciam acentuada demanda tanto por atualização profissional constante, como por qualificação aprofundada e interdisciplinar. Temas como significado do trabalho, comprometimento e envolvimento no mesmo, psicopatologia do trabalho, cultura organizacional, gerenciamento do desempenho, validade de medidas psicológicas aplicadas ao trabalho e às organizações, criatividade e socialização ocupacional, avaliação e colocação de pessoal, treinamento e avaliação do treinamento, têm preocupado estudiosos e profissionais da área.

 
Junto com o aumento da complexidade e diversificação das organizações, tipos de trabalho e profissionalização, observa-se também o aumento da concorrência entre as organizações, das exigências de qualidade e de competência e de sistematização na resolução de problemas. Para tanto, a preparação do profissional no sentido de planejar, administrar e desenvolver pesquisa para subsidiar a sistematização de sua atuação em problemas novos e complexos é de fundamental importância e isto exige respostas raramente disponíveis na formação básica e que podem ser atendidas neste programa.
 
Em Psicologia Social e do Trabalho, o profissional vivencia acentuado demanda tanto por atualização profissional constante, como por qualificação aprofundada e interdisciplinar. Temas como significado do trabalho, comprometimento e envolvimento no mesmo, psicopatologia do trabalho, cultura organizacional, gerenciamento do desempenho, validade de medidas psicológicas aplicadas ao trabalho e às organizações, criatividade e socialização ocupacional, avaliação e colocação de pessoal, treinamento e avaliação do treinamento, têm preocupado estudiosos e profissionais da área.