Tópicos Especiais em Tratamento e Prevenção Psicológica

Psicologia da Saúde

Analisar e discutir estratégias diagnósticas e formas de intervenção psicológica nos níveis primário, secundário e terciário a partir de modelos teóricos mais utilizados em Psicologia da Saúde

Tópicos específicos em psicologia da saúde: diagnóstico e intervenção em diferentes contextos.

1- Introdução: a Psicologia da Saúde e os níveis de intervenção primária, secundária e Terciária a partir das proposições de Caplan e Bleger.

2- Estratégias diagnósticas e o modelo de diagnóstico adaptativo de Ryad Simon.

3- Modelos teóricos em Psicologia da Saúde

4- Estratégias de intervenção nos níveis primário, secundário e terciário

5- Atuação do psicólogo da saúde: a) em situações de crise; b) em contextos institucionais; c) em atendimento domiciliário; d) na comunidade.

6- Aspectos éticos e reflexões sobre a atuação do profissional da área de saúde e a “invasão de privacidade” no ato de cuidar.

ASTUDILLO A., W.; BÁTIZ C., J.; A; ALMIRALL R., A. (eds) Los cuidados paliativos en el anciano. San Sebastián: Sociedade Vasca de Cuidados Paliativos, 1997.

BLEGER, J. Psico-higiêne e psicologia institucional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BOTEGA, N. J.; DALGALARRONDO, P. Saúde mental no hospital geral – espaço para o psíquico. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

CAPLAN, G. Princípios de psiquiatria preventiva. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

CARVALHO, M.M. M. J. (Org.). Introdução a Psiconcologia.Editorial Psy. Campinas: Workshopsy- Editorial PsY II, 1994.

DURANT, G. A Bioética – natureza, princípios, objetivos. São Paulo: Paulus, 1995.

GANDINI, R.C. Câncer de mama: evolução da eficácia adaptativa em mulheres mastectomizadas. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1995. (Tese de doutorado).

KOVACS, M. J. (Coord.). Morte e Desenvolvimento Humano. São Paulo : Casa do Psicólogo, 1992.

LEITE NETTO, O. F. (org.) A psicoterapia na instituição psiquiátrica. São Paulo: Ágora, 1999.

NEME, C. M. B.; RODRIGUES, O. M. P. R. (orgs.) Psicologia da Saúde – perspectivas interdisciplinares. São Carlos: RiMa, 2003.

PESSINI, L.; BARCHIFONTAINE, C. P. (orgs.) Fundamentos da Bioética. São Paulo: Paulus, 1996.

ROMANO, B. W. Princípios para a prática da psicologia clinica em hospitais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

SIMON, R. Psicologia clínica preventiva – novos fundamentos. São Paulo: EPU, 1989.

TURATO, E. R. (org.). Psicologia da Saúde: estudos clínico-qualitativos. Taubaté: Cabral ed. e Livraria Universitária, 2003.

Artigos diversos publicados em periódicos científicos