Culpa e Reparação

Psicologia da Intersubjetividade

Permitir que o aluno entre em contato com textos importantes sobre Culpa e formas de manejo e possa desenvolver um pensamento crítico a respeito.

O surgimento da culpa - Origem Histórica do sentimento de culpa: M. Klein e Freud. Culpa, depressão e reparação. Textos básicos sobre culpa e reparação na infância e na vida adulta.

. AIDS e culpa.

. Culpa, depressão e reparação.

. Complexo de Édipo e culpa.

. Idealização paterna infantil e o conceito de Deus na fase adulta.

. Formas de busca de reparação da culpa: Na família e na religiosidade.

. A necessidade de expiação.

. Depressão como conseqüência do fracasso no manejo da culpa.

. Culpa e luto.

BION, W.R, Estudos Psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1988.

FERREIRA, C.V.L. AIDS e vida - Um estudo clínico psicanalítico com pacientes HIV. São Paulo: Lemos Editorial; Uberlândia: EDUFU, 1994.

______. Estudio psicanalítico de mecanismos psicológicos en enfermos de VIH. Tese de Pós doutoramento en Salud Mental en la Universidad de Barcelona. Tutor: Dr. Joseba Atxotegui Louizate, 1997.

FREUD, S. O tabu da virgindade (contribuições à psicologia do amor III). Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol.11. Pg. 188, Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

______. Leonardo da Vinci e uma lembrança da sua infância. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.11. p.53, Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

FREUD, S. Totem e tabu. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.13, Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

FREUD, S. Luto e Melancolia. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de S. Freud. v. 14. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976.

FREUD, S. Carta ao editor do Centro da Imprensa judaica em Zurique. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.19. p.364. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

FREUD,S. O futuro de uma Ilusão. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.21. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

FREUD,S. Uma experiência religiosa. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.21. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

FREUD,S. O mal-estar na civilização. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.21. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

FROMM, E. Psicanálise e religião. Rio de Janeiro: Livro Ibero -Americano Ltda, 1966.

GRINBERG, L. Culpa y depresion. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1978.

JUNG, C. G. Psicologia y religion. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1955.

KLEIN, M.; RIVIERE, J. Amor, ódio e reparação. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.

KLEIN, M. Psicanálise da criança. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1975.

KLEIN, M. Amor, culpa y reparación. obras completas de M. Klein. Barcelona: Ediciones Paidos, v. I, p.311. 1989.

KLEIN, M. Algumas conclusões teóricas sobre a vida emocional do bebê. In: KLEIN, M. et al. Os progressos da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

KLEIN, M. Envidia y gratitud y otros trabajos. v.3 obras completas de M. Klein.

Pichon-Rivière, E. Teoria do vínculo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1988.

SHARPE, E. F. O planejamento para a estabilidade emocional. In: KLEIN, M et al. A educação de crianças. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1973.