Métodos Inferenciais em Psicologia

Psicologia Social e do Trabalho

Interpretar e propor métodos de análise de dados de investigação em Psicologia a partir da compreensão da utilização de estatísticas básicas e inferenciais.

Métodos de análise inferencial em pesquisa de psicologia: probabilidade e amostragem; provas de diferenças entre duas amostras ou mais; intervalos de confiança; análise de variância em delineamentos fatoriais; correlação múltipla e análise de regressão.

Unidade I: Revisitando a Estatística
1.1- A Utilização da Estatística nas Ciências do Comportamento.
1.2- Medidas de Tendência Central.
1.3- A Curva Normal, Amostras e Populações.
1.4- Testes de Diferenças entre Médias.
1.5- Análise de Variância.
1.6- As Correlações.

Unidade II: Análise de Regressão
2.1- Pressupostos da Análise de Regressão.
2.2 – Análise de Regressão: algumas questões.

Unidade III: Análise Fatorial
3.1- Psicometria e a Teoria da Medida.
3.2- O Modelo.
3.3- Extração de Fatores.
3.4- A Análise Fatorial.

Bisqueira, R.; Sarriera, J. C.; Martinez, F. Introdução à Estatística: Enfoque Informativo com o Pacote SPSS. Trad. Fátima Murad – Porto Alegre: Artemed, 2004.

Cohen, J. Cohen, P. Applied Multiple Regression/Correlation Analysis for the Behavioral Sciences. New Jersy: Lawrence Erlbaum Associates. 2 ed. ,1983.

Cozby, P. C. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

Edwards, A. L. An introduction to linear regression and correlation. 2.ed.New York: Freeman, 1984.

Gravetter, F. J., Wallnau, L. B. Essentials of statistics for the behavioral sciences. 2.ed. Saint Paul, Minnesota: West, 1995.

Ferreira, A. M. SPSS – Manual de Utilização. Rio de Janeiro: apostila , 2004.

Hair, J.F.; Anderson, R.E.; Tathan, R.L.; Black, W. O. Análise Multivariada de Dados. Trad. Adonai Schlup Sant’ana e Anselmo Chaves Neto – 5 ed. - Porto Alegre: Bookman, 2005.

Kinnear, P. R.; Gray. C. D. SPSS for Windows Made Simple. East Sussex: Psychology Press, 1999.

Levin, J. Estatística Aplicada a Ciências Humanas. São Paulo: Harbra. 2 ed. ,1987.

May, R. B., Masson, M. E. J., Hunter, M. A. Application of statistics in behavioral research. Grand Rapids: Harper & Row, 1990.

Miles, J.; Shevlin, M. Applying Regression & Correlation – A Guide for Students and Researchers. London: SAGE Publications, 2001.

Miller, D. C. Handbook of research design and social measurement. 5.ed. Thousand Oaks, California: Sage, 1991.

Pasquali, L. (org) Teoria e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento. Brasília: LabPAM; UnB: INEP., 1996.

Pasquali, L. (org). Instrumentos Psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM; IBAPP. , 1997.

Pasquali, L. Análise Fatorial para Pesquisadores. (no prelo).

Pasquali, L. Psicometria: teoria e aplicações. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

Richardson, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1985.

Siegel, S. Estatística não-paramétrica para as ciências do comportamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1995.

Tabachnick, B. G.; Fidell, L. S. Using Multivariate Statistics. Boston: Needhan Heigths. 4 Ed. ,1985.

Triola, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Ltda,1999.

Utts, J. M. Seeing through statistics. Belmont, California: Duxbury, 1996.

Vianuca, B. V. Análisis Estadístico con SPSS para Windows. Madrid: McGraw Hill., 1997.

Manuais de softwares gráficos e estatísticos.Coleção Quantitative Applications in the Social Sciences (vários autores). Thousand Oaks, California: Sage.