Ambiente Ecológico Escolar: Contexto de Desenvolvimento para o Aluno com Deficiência Mental

Ano: 
2003
Código: 
MP031
Carga Horária: 
60
Créditos: 
4
Linha de pesquisa: 
Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem
Objetivo: 

Ao final do curso o aluno será capaz de:

Apresentar, discutir e compreender os pressupostos teóricos e conceitos básicos da Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano envolvidos na promoção do desenvolvimento global do aluno com deficiência mental, tendo como pano de fundo as interações sociais presentes no microssistema ecológico da sala de aula, as díades desenvolvimentais ali constituídas e os variados aspectos da implementação da prática pedagógica pelo professor.

Ementa: 

Aspectos interacionais do ambiente da sala de aula dentro da perspectiva da Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano. Análise reflexivo-crítica do microssistema professor-psicólogo escolar e o aprofundamento da compreensão dos aspectos interacionais do ambiente de sala de aula. Contexto promotor do desenvolvimento global do aluno deficiente mental: a transformação do microssistema da sala de aula a partir de mudanças na prática pedagógica do professor regente.

Programa: 

I - A promoção do desenvolvimento infantil em contexto escolar. 
II - A Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano -pressupostos teóricos: 
2.1 - A promoção do desenvolvimento da criança deficiente mental em contexto escolar. 
2.2 – Os pressupostos teóricos para a compreensão ecológica do ser humano.
III– Conceitos básicos da Teoria Ecológica: 
3.1 – A ecologia do desenvolvimento humano: pessoa em desenvolvimento; interações sociais, ambiente imediato e contexto relevante para o desenvolvimento psicológico. 
3.2 – O meio ambiente ecológico e suas estruturas topológicas.
IV – Desenvolvimento e aprendizagem do aluno deficiente mental dentro da relação diádica: 
4.1 – Conceito de díade e suas categorias. 
4.2 – A díade desenvolvimental. 
4.3 – Hipóteses teóricas sobre a díade.

Bibliografia: 

(O asterisco (*) indica os textos básicos):
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