Psicologia Educacional e o Desenvolvimento Profissional do Educador

Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem
Objetivo:

Psicologia Educacional e o Desenvolvimento Profissional do Educador

Ao final do curso o aluno será capaz de:
- Discutir a formação docente, focalizando as discussões teóricas mais atuais a respeito dessa temática
- Apresentar as contribuições da Psicologia Escolar/Educacional para a formação de professores
- Discutir a mediação pedagógica na sala de aula

Ementa:

A formação do educador reflexivo. Desenvolvimento profissional. Contribuições da Psicologia Escolar para a formação docente. Mediação na sala de aula.

Programa:

1. Formação docente
1.1 Estudos e pesquisas sobre formação docente
1.2 Desenvolvimento profissional

2. Professor-pesquisador
2.1 Estudos e pesquisas sobre o professor como pesquisador

3. Contribuições da Psicologia Escolar/Educacional para a formação de professores
3.1 A Psicologia Escolar/Educacional e a formação de professores
3.2 Um visão da psicologia histórico-cultural

4. Mediação pedagógica na sala de aula
4.1 A formação docente e a mediação pedagógica
4.2 Contribuições da teoria histórico-cultural

Bibliografia:

O asterisco (*) indica os textos básicos:

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.) Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB, 1998.

*FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

*FONTANA, R. A C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Tradução Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José A. Sousa Tavares. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

______. (org.) Profissão professor. 2. ed. Porto, Portugal: Ed. Porto, 1995.

PIMENTA, S. G. & GHEDIN, E. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SADALLA, A. M. F. A. Com a palavra, a professora: suas crenças, suas ações. Campinas: Editora Alínea, 1998.

TEIXEIRA, I. C. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In DAYRELL, J. (Org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.