Desenvolvimento e maturidade de carreira de estudantes universitários: validação de instrumetnos de medida

Tipo:
Palavra Chave:
Desenvolvimento de Carreira, Maturidade de Carreira, Validação de instrumentos, Estudantes Universitários

Visando contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Desenvolvimento e a Maturidade de Carreira de estudantes universitários no Brasil e oferecer instrumentos para este fim, este estudo orientou-se por dois objetivos. O primeiro foi verificar a validade e a confiabilidade de dois instrumentos de medida relacionados ao tema, sendo um deles sobre maturidade de carreira, amplamente utilizado em pesquisas internacionais (Escala Combinada de Atitudes da Maturidade de Carreira- CDA) e o outro, denominado Atribuição de Causalidade para as Decisões de Carreira - AACDM. O segundo objetivo foi descrever o perfil dos estudantes universitários pesquisados, em relação ao desenvolvimento e à maturidade de carreira, comparando os resultados de diferentes sub-grupos. Para atingir tais objetivos os dados foram coletados em três momentos diferentes, em que participaram 581 universitários, de instituições públicas e particulares, divididos em três amostras. A primeira para a validação semântica, a segunda para a validação estatística (fatorial) e a terceira para a validação de constructo. Para a validação semântica foi feita a tradução, retradução, análise dos itens e ensaio experimental. Os resultados desta etapa indicaram necessidade de adaptações somente na escala CDA, nas dimensões de Planejamento de Carreira - PC e Exploração de Carreira - EC. Para a validação estatística foram feitas análises fatoriais e testes de confiabilidade no sentido de verificar a estrutura e a precisão dos instrumentos. Os resultados confirmaram a estrutura fatorial e indicaram boa confiabilidade da escala CDA, bem como das escalas PC e EC. Entretanto, o instrumento AACDM não apresentou qualidades psicométricas aceitáveis. Para a validação de constructo foram realizados testes de correlação e análises de variância. Os resultados do teste de correlação e comparação entre os grupos foram, em sua maioria, coerentes com as expectativas teóricas. Contrariamente ao esperado, a internalidade do locus de controle não se correlacionou com as medidas da maturidade de carreira. Sobre o perfil do estudante universitário pesquisado, este se mostrou pouco envolvido em atividades de planejamento de carreira, principalmente em relação ao planejamento de estratégias que o ajude a decidir qual área de trabalho gostaria de atuar depois da conclusão dos seus estudos. Os resultados sobre a escala de EC indicaram que a utilização de fontes de informações, pelos universitários, se restringe basicamente aos professores, profissionais da área e livros. Sobre o estilo atribucional para as decisões de carreira, os universitários tendem a atribuir causas pessoais e controláveis para as suas 14 decisões de carreira. Nesta mesma direção os universitários apresentam, em média, maior internalidade no locus de controle do que externalidade, tanto na dimensão acaso, quanto outros poderosos, entretanto, tendem a discordar da sua capacidade ou eficácia para realizar planos. Diante do exposto, os resultados obtidos nas três etapas desta pesquisa conferem validade à escala CDA para uso em futuras pesquisas ou como instrumento de diagnóstico individual e avaliação de programas de orientação de carreira destinados ao público universitário brasileiro.

Data da Defesa:
09/04/2007
Banca/Orientador(es):
MARILIA FERREIRA DELA COLETA
Banca / Examinador(es):
Prof. Dr. José Augusto Dela Coleta Profª. Drª. Dulce Helena Penna Soares Profª. Drª. Marília Ferreira Dela Coleta
Discente:
Marina Cardoso De Oliveira