Impacto dos valores organizacionais e da satisfação no trabalho na intenção de rotatividade

Tipo:
Dissertação
Palavra Chave:
valores organizacionais, cultura organizacional, satisfação no trabalho, intenção de rotatividade

O objetivo principal deste estudo foi investigar as relações de predição entre valores organizacionais, satisfação no trabalho e a intenção de rotatividade. Secundariamente, foi investigado o poder preditivo dos valores organizacionais sobre a satisfação no trabalho e identificados: a hierarquia dos valores organizacionais, os níveis de satisfação e de insatisfação dos trabalhadores e sua intenção em deixar a organização. O estudo foi desenvolvido com 171 empregados de duas organizações do ramo alimentício de Uberlândia, MG, que responderam ao Inventário de Perfis de Valores Organizacionais, às Escalas de Satisfação no Trabalho e de Intenção de Rotatividade e a um questionário de dados sóciodemográficos. As respostas foram codificadas numa planilha do programa SPSS e submetidas a estatísticas descritivas, teste t de Student, às análises de variância e de regressão múltipla padrão. Resultados da ANOVA revelaram diferença significante entre o conjunto de valores das duas organizações. Resultados do teste t de Student revelaram hierarquias de valores organizacionais diferentes para cada organização. Os resultados das análises de regressão indicaram que, para a organização A, o modelo explicou 42% da variância total da intenção de rotatividade (F=3,18, p<0,001), sendo o valor Preocupação com a coletividade (Beta = -0,51, t= -2.46, p<0,05) e a Insatisfação com a sobrecarga de trabalho (Beta= -0,30, t= -2,23, p<0,05) os preditores significantes e inversos responsáveis por esta explicação. Para a organização B, o modelo predisse 38% da variância da intenção de rotatividade (F=3,49, p<0,001); o valor de realização foi o único preditor significativo e inverso responsável por esta explicação (Beta= -0,42, t= -2,35, p<0,05). Alguns valores organizacionais predisseram significativamente alguns fatores de satisfação e de insatisfação. Na organização A, valores predisseram significativamente 20% da satisfação com o suporte, mas nenhum valor isoladamente foi preditor significante; valores predisseram significativamente 25% da variância total da insatisfação com a inadequação da chefia e com a falta de oportunidades. Conformidade (= 0,41, t= 2,46, p< 0,05) e Domínio foram os preditores significantes (= -0,51, t= -3,15, p< 0,01); valores predisseram ainda 28% da variância da insatisfação com a sobrecarga de trabalho (F=3,23, p<0,01), sendo Conformidade o único preditor responsável por esta explicação (= -0,51, t= -2,08, p< 0,05). Na organização B, valores foram responsáveis pela explicação de 18% do total da variância explicada da satisfação com o relacionamento afetivo (F= 2,29, p<0,05), mas nenhum isoladamente foi responsável por esta explicação. Valores predisseram 16% da satisfação com o reconhecimento profissional (F= 12 2,11, p<0,05) e somente Preocupação com a coletividade foi preditor significante (= 0,40, t= 2,40, p< 0,05); predisseram ainda 18% da variância total da insatisfação com a inadequação da chefia e com a falta de oportunidades (F= 2,38, p<0,05) e Preocupação com a coletividade foi o único preditor responsável por isto (= -0,39, t= -2,41, p< 0,05). Os resultados foram discutidos à luz de estudos da literatura da área e as conclusões indicaram o alcance do objetivo principal deste estudo, além de sinalizar a necessidade de outros estudos que podem acrescentar conhecimento à compreensão do relacionamento entre as variáveis focalizadas neste estudo.

Data da Defesa:
06/08/2007