Transferência de aprendizagem, impacto do treinamento no trabalho, suporte à transferência de treinamento e produção acadêmica: estudo em uma universidade pública brasileira

Tipo:
Dissertação
Palavra Chave:
transferência de aprendizagem, impacto do treinamento no trabalho, suporte à transferência de treinamento, produção acadêmica

Este estudo teve como objetivo principal identificar o impacto das variáveis Transferência de aprendizagem para o trabalho, Impacto do treinamento no trabalho e Suporte à transferência de treinamento sobre o Desempenho no trabalho de egressos de cursos de doutorado que atuam como docentes em uma universidade pública brasileira. Contudo, como não foi alcançado o número mínimo necessário de participantes para testar este modelo, foram realizadas apenas as análises estatísticas correspondentes aos outros objetivos deste estudo. A amostra foi composta por 74 docentes, cuja titulação tenha sido obtida entre os anos de 2006 e 2009. A maior parte atua exclusivamente na graduação (68%), enquanto os outros atuam na graduação e em programas de pós-graduação (32%). Os dados foram obtidos por meio de três escalas psicométricas: Escala de Transferência de Aprendizagem, Escala de Impacto em Amplitude e Escala de Suporte à Transferência de Treinamento. Todos os instrumentos apresentaram índices psicométricos satisfatórios. O desempenho no trabalho foi medido conforme a produção acadêmica registrada no currículo Lattes (quantidade de artigos, trabalhos completos, capítulos e livros), considerando-se os três anos seguintes ao ano de defesa do curso de doutorado de cada docente. Os resultados indicaram que para os docentes que atuam nessa universidade, o curso de doutorado resultou no aprendizado de competências específicas e gerais. Eles parecem possuir um alto grau de domínio em relação às competências, embora tenham sinalizado que não as utilizam com tanta frequência. De modo geral, ao contrário do que indica a literatura, para essa amostra as correlações entre as variáveis de Suporte à transferência de treinamento e o Desempenho no trabalho não foram significativas. Os participantes também responderam a duas questões abertas, cujas respostas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A análise permitiu identificar a importância de outros tipos de suporte recebidos pelos docentes , tais como auxílio financeiro, apoio para ingresso na pós-graduação e apoio de recursos humanos. Os registros sobre os tipos de suporte não recebidos referiam-se, principalmente, a local e recursos para pesquisa, auxílio financeiro e tempo para dedicar-se às atividades de pesquisa. Buscou-se, ainda, identificar se haviam diferenças significativas entre grupos de docentes divididos por área de conhecimento (humanas, exatas e biomédicas) e por nível de atuação (atuação exclusiva na graduação ou atuação simultânea na graduação e na pós-graduação). A partir dos resultados, são discutidas as limitações e contribuições do estudo.

Data da Defesa:
11/04/2013
Banca/Orientador(es):
Prof. Dr. Sinésio Gomide Júnior (Orientador) UFU
Banca / Examinador(es):
Prof. Dr. Sinésio Gomide Júnior (Orientador) UFU, Prof. Dra. Áurea de Fátima Oliveira (Membro Titular) UFU, Profa. Dra. Thaís Zerbini (Membro Titular) USP-RP, Profa. Dra. Mirlene Maria Matias Siqueira (Membro Suplente) UMESP
Discente:
Tatiana Pereira Athayde Costa