Aprendizagem Mediada em Contextos Educacionais

Processos Psicossociais em Saúde e Educação

Compreender os modos de mediação em contextos educacionais e suas implicações para os processos de desenvolvimento humano

Aprendizagem mediada, modos de mediação em contextos educacionais por meio de recursos mediacionais, utilizando diferentes linguagens (brincar, literatura, artes etc)

Unidade I - Introdução ao estudo do cérebro e as contribuições da neuropsicologia.

Unidade II – Contribuições de Vigotski e Luria para a compreensão da Mediação.

Unidade III- Conhecendo o conceito de Mediação e suas implicações para a prática pedagógica.

Unidade IV- Critérios Mediacionais Universais: os Programas MISC e ICDP.

Unidade V- Possibilidades de Mediação em Contextos Educacionais.

Antunha, E. L. G. (2000). Neuropsicologia e aprendizagem. Boletim Academia Paulista de Psicologia, ano XIX, nº1, 57-67.
Castro, F. S. & J. Landeira-Fernandez, J. (2010). Alma, Mente e Cérebro na Pré-história e nas Primeiras Civilizações Humanas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(1), 37-48.
Lefèvre, B. H. (1989). Neuropsicologia Infantil. São Paulo: Sarvier.
Gazzaniga, M. S.; Ivry, R. S. & Mangun, G. R. (2006). Neurociência Cognitiva. Porto Alegre: Artmed.
Hundeide, K. (2004). An Introduction to the ICDP Programme. Disponível em: www.icdp.info, acessado em 15/03/10.
Mecacci, L. (1987). Conhecendo o cérebro. São Paulo: Nobel.
Meier, M. (2002). Neuropsicologia, Moisés e Feuerstein: uma abordagem multidisciplinar da mediação da aprendizagem. Revista Educação Marista, 2(4),p. 17-25.
Freitas, N. K. (2006). Desenvolvimento humano, organização funcional do cérebro e aprendizagem no pensamento de Luria e Vygostky. Ciência & Cognição, 9. Disponível em: www.cienciasecognicao.org
Vectore, C. (2010).Mediação e Desenvolvimento: alguns apontamentos. Material elaborado para o Curso de Capacitação de Educadores a Distância. Universidade Federal de Uberlândia.
Vectore, C. (2010).Critérios Universais da Mediação. Material elaborado para o Curso de Capacitação de Educadores a Distância. Universidade Federal de Uberlândia.
Vectore, C. (2010). Mediação na sala de aula. Material elaborado para o Curso de Capacitação de Educadores a Distância. Universidade Federal de Uberlândia.
Vectore, C.; Alvarenga, V. C. & Gomide Jr, S. (2006). Construção e Validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis. Psicologia Escolar e Educacional, 10(1), p. 53-68.
Vygotsky, L. S.; Luria, A. R. & Leontiev, A. L. (1988). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP.