Psicanálise, Sujeito e Laços Sociais

Psicanálise e Cultura

Delinear articulações que apresentem o laço social, criação do Eros, como elemento constitutivo do sujeito e do reconhecimento do outro, do diferente e da alteridade.

A Psicanálise convidada a pensar o sujeito contemporâneo e desafiada pela condição de desamparo do sujeito psíquico, revela o laço social como anseio ilusório frente às angústias originais

1 – Constituição do sujeito e construção do laço social
2 - Sujeito, cultura e função paterna
3 – Sujeito, laço social e a função civilizatória reguladora
4 – Laço social e a ilusão frente ao desamparo
5 – Sujeito, laço social e a contemporaneidade

FREUD, S.(1911) Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.12.
FREUD, S. Totem e tabu. (1912) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.13.
FREUD, S. O inconsciente. (1915) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.14.
FREUD, S. O estranho. (1919) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.17.
FREUD, S. Além do princípio do prazer. (1920) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.18.
FREUD, S. Psicologia de grupo e análise do ego. (1921) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.18.
FREUD, S. O ego e id. (1923) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.19.
FREUD, S. O problema econômico do masoquismo. (1924) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.19.
FREUD, S. O Mal-estar na civilização. (1930) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.21.
FREUD, S. Por que a guerra?(1933) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.22.

Bibliografia Complementar:

COSTA, J.F. (1986) Violência e psicanálise. Rio de Janeiro: Graal.
COSTA-MOURÃO, F.(2009) Psicanálise e laço social. Rio de Janeiro: 7 Letras.
CECCARELLI, P.R. (2009) Laço social: uma ilusão frente o desamparo. Reverso, Revista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, ano XXXI, 58, p.33-41.
ENRIQUEZ, E. (1990) Da Horda ao Estado: Psicanálise do vínculo social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Kehl, M.R. (2002) Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras.
Herrmann, F.(1997) Parte terceira - O pensamento; O ato. In Psicanálise do Quotidiano: O mundo em que vivemos. Porto Alegre, Artes Médicas.
Herrmann, F.(2003) Psicanálise e política. In: Revista Trieb.Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro, vol II, n.2, p.235-263.
MINERBO, M.(2006) Duas faces de Tânatos: “O Império dos Sentidos e Flores partidas” In: Revista IDE, SBPSP- São Paulo- v.29.
MINERBO, M.(2007) Big Brother Brasil: gladiatura pós-moderna. In: Psicologia USP, v. 18, p. 153-158.
SANTOS, T.C.; TEIXEIRA, M.A. (2006) Violência na teoria psicanalítica: ruptura ou modalidade de laço social? Psicologia em Revista, v. 12, n. 20, p.165-180, dez.

Periódicos:
1- Reverso, Revista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2- Revista Trieb.Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro.
3- Revista IDE, Sociedade de Psicanálise de São Paulo.
4- Revista de Psicologia da USP.
5- Revista Mal-Estar e Subjetividade – Universidade de Fortaleza – Fundação Edson Queiroz.
6- Fractal: Revista de Psicologia – (UFF) – Niterói: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia.