O psicólogo na assistência estudantil: interfaces entre Psicologia, Saúde e Educação

Tipo: 
Dissertação
Palavra Chave: 
Palavras-chave: Psicologia Escolar, Assistência Estudantil, Educação Superior, Educação, Saúde

RESUMO Oliveira, Aparecida Beatriz de. (2016). O Psicólogo na assistência estudantil: interfaces entre Psicologia, Saúde e Educação. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. A presença da Psicologia Escolar no Ensino Superior tem sido, paulatinamente, objeto de pesquisas no âmbito da pós-graduação brasileira. Neste sentido, o presente trabalho investiga a atuação de psicólogos na assistência estudantil na Educação Superior. O objetivo do estudo é identificar e analisar as práticas desenvolvidas por psicólogos na assistência estudantil de universidades públicas federais mineiras, utilizando como referencial teórico os pressupostos epistemológicos da perspectiva Histórico-cultural e da Psicologia Escolar Crítica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 19 psicólogos que responderam ao questionário, correspondendo a 43,18% do total de 44 profissionais localizados. Foi realizada uma análise de conteúdo das informações construídas por meio deste instrumento e posteriormente, elaboramos três eixos analíticos, considerando as temáticas mais significativas face ao objetivo da investigação. No primeiro eixo, Perfil dos psicólogos participantes, verificamos que o tempo de formação é de 10 anos em média, 79% tiveram experiência profissional anterior à universidade em Psicologia ou em outras áreas; a maioria formou-se em universidades públicas federais de Minas Gerais; todos têm buscado investir em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como cursos de capacitação, aperfeiçoamento e/ou outras modalidades de formação continuada e a proporção masculina neste setor desponta-se em relação ao cenário nacional e mineiro. No segundo eixo, que se refere à Atuação dos psicólogos na assistência estudantil, notamos que o público predominante na assistência estudantil são os estudantes universitários e que um trabalho conjunto com os docentes é considerado um importante desafio a ser enfrentado e um espaço a ser conquistado. Outro desafio mencionado foi a inexistência de referências acerca do papel e da atuação do psicólogo na assistência estudantil, gerando dificuldades e despertando o desejo dos profissionais de se organizarem para viabilizar a sua construção. Quanto às formas de atuação, observamos práticas tradicionais, com a predominância das modalidades de atendimento individual ao estudante, que são utilizadas, por diversos profissionais, como ponto de partida para a elaboração e a execução de programas/projetos e de modalidades de enfoque grupal ou coletivo. Além do enfoque clínico em psicoterapia e orientação grupais, constatamos o desenvolvimento de diversas atividades que objetivam a promoção da saúde, da qualidade de vida e do desenvolvimento integral do universitário, as quais englobam ações de interface da Psicologia com a Saúde e com a Educação. A maioria dos psicólogos atua em equipe constituída por profissionais ligados à área de humanas e/ou de saúde, sendo a composição em equipes um dos fatores estruturantes de sua identidade na assistência estudantil. No terceiro eixo, Concepções acerca do papel do psicólogo na assistência estudantil, da Psicologia Escolar e da Educação, averiguamos que a concepção dos profissionais sobre seu papel demonstra a interface Psicologia/Saúde/Educação em uma perspectiva de promoção da saúde do estudante universitário e que o psicólogo atuante na assistência estudantil é um psicólogo escolar, embora possa não se designar como tal. Acreditam contribuir com a Educação a partir da perspectiva do atendimento ao estudante, da sua participação nas políticas de assistência estudantil e da intervenção institucional. Encerramos apontando algumas sugestões para a melhoria da atuação do psicólogo na assistência estudantil e indicando os limites desta pesquisa e algumas possibilidades de investigações futuras. Entendemos que a relevância desta investigação reside no reconhecimento e na valorização dos trabalhos desenvolvidos pelo psicólogo escolar na assistência estudantil na Educação Superior, bem como na constatação de que o objeto de
estudo e atuação da Psicologia Escolar nesta seara é o encontro entre o sujeito, a Educação e a Saúde.

Data da Defesa: 
01/06/2016
Banca/Orientador(es): 
Silvia Maria Cintra da Silva
Banca / Examinador(es): 
Lucianna Ribeiro de Lima(UFU) e Rosimár Alves Querino (Membro Externo).
Discente: 
Aparecida Beatriz de Oliveira